O projeto AQP PRO – Módulo Comercial de Aquaponia, é o primeiro sistema aquaponico modular do Brasil.
O projeto foi amplamente validado tanto do ponto de vista agronômico, quanto do ponto de vista comercial, possibilitando assim uma melhor comercialização e inserção no mercado.
O módulo foi projetado para ter o mínimo de manejo possível, isso significa que somente 1 pessoa, 4h por dia, é capaz de manter o sistema em pleno funcionamento.
Os diferenciais do AQP PRO para os demais sistemas de Aquaponia é seu aspecto modular que permite a expansão do sistema sem dificuldades além do uso de materiais que facilitarão a presença e o crescimento de bactérias benéficas ao processo, tornando a produção equilibrada, sem necessidade de apoio técnico constante. Este equilíbrio também permite a incorporação máxima dos nutrientes nas hortaliças, o que garante o desenvolvimento e a qualidade do alimento produzido.
O projeto inicial foi melhorado, e o produto final faz uso de 6% de um hectare conta com 510 m² da estufa Aquaponica e 90m² de área externa, que inclui um reservatório de água da chuva de 100m³ e uma estrutura para estocagem de ração e abrigo do sistema de aquecimento da água. O sistema é capaz de produzir até 36.000 juvenis/ano podendo ser integrado á uma terminação em viveiros escavados ou tanques rede que produza até 25 toneladas de tilápias/ano, e 775 hortaliças/semana. As adaptações de aumento da estrutura realizadas no projeto foram baseadas na melhor utilizacao do espaco para aumentar a produtividade e também em resposta a demanda percebida pelos clientes da região por uma estrutura maior.
Outro grande resultado foi o sistema de filtragem biológica, que após vários anos de estudos e aprimoramentos, foi finalizado e está funcionando perfeitamente juntamente com os módulos aquaponicos, vindo – se a tornar um produto original da empresa.
O modelo de cultivo na porção aquapônica também é, por si só, inovador. Mobile Gully Sistem ou MGS é denominado um sistema de perfis móveis, voltados para melhor utilização do espaço interno das estufas de aquaponia, pela redução do número de corredores e utilização de um carrinho sob trilhos para facilitar o manejo. O primeiro desse tipo a chegar no estado do Rio Grande do Sul e 5° no país, surgiu no ano de 2017, em Triunfo para integrar o AQP PRO – sistema de Aquaponia Comercial.
Benefícios:
O sistema é capaz de gerar forte impacto na competitividade, tanto da AQP Brasil, pois ela terá um sistema de Aquaponia projetado em módulos, ao contrário de todos seus concorrentes. Aos seus clientes fornecerá um sistema compatível ao seu interesse, em condições de operação, acompanhado de treinamento e material de controle a custo compatível.
A expansão brasileira na produção de peixes de água doce como a tilápia, com cultivo de 210 mil toneladas por ano no país, sendo uma grande parte exportada para os EUA. Para 2020, a projeção é que o País produza 490 mil toneladas dessa espécie. Outro impacto social significativo é a eliminação do contato do trabalhador com agroquímicos e fertilizantes, pois este sistema concebe técnicas de controle de praga organicas e agroecologicas. O sistema será ajustado a condições ergonômicas do produtor rural. O impacto ambiental positivo é um dos principais valores trazido por este projeto pois ele é um sistema com aporte de práticas agroecológicas ou orgânicas, promovendo uma economia no consumo de água de até 95%, pois a água é recirculada no sistema.